Ações e Futuros

Opere ações, commodities e índices. Bovespa e BM&F em tempo real.


As ações são a menor parcela do capital de uma empresa. Ao comprar ações, os investidores tornam-se sócios, possuindo, dessa forma, o direito de receber uma parte dos lucros se os resultados forem positivos.

Considerado como investimento de renda variável, o movimento dos preços alterna tendências de alta e queda. Por isso, mais importante que a vontade de possuir participação em uma empresa é saber responder as seguintes perguntas antes de investir:

  • por quanto tempo pretendo manter meu dinheiro investido?
  • qual o percentual que irei destinar para o mercado de ações?
  • que tipo de estratégia irei seguir?
  • o que farei caso o mercado mostre que, naquele momento, minha estratégia não se tornou adequada?


Com a Inspira Investimentos você terá o suporte necessário para investir neste mercado, com disciplina, estratégia e paciência para colher os resultados!

Formas de investir

* Individual: Se o investidor deseja comprar ações diretamente na Bolsa de Valores, é necessário abrir conta em uma Corretora. O critério de escolha dos ativos, bem como o momento de iniciar e finalizar as operações, é definido pelo investidor.

* Coletiva: Caso o investidor não queira se envolver com o dia-a-dia do pregão, a melhor forma de participar desse mercado é através de fundos ou clubes de investimentos. Nos fundos, uma equipe especializada em análise de mercado estará monitorando e fazendo os ajustes que julgar necessário da carteira de investimentos, de acordo com a política e o prospecto previamente definidos. Os clubes podem ser constituídos por um grupo formado por pelo menos três pessoas que desejam investir em conjunto.

Escolas de Análise

Dois tipos principais de análise compõem as decisões dos investidores. Para quem tem tempo e gosta de acompanhar o sobe e desce do mercado, a análise técnica oferece suporte para definir momento de comprar e vender ações. Caso o investidor prefira analisar os negócios com visão de sócio, deve acompanhar a evolução dos fundamentos das empresas através da análise de seus múltiplos contábeis e da postura da companhia frente à diferentes cenários econômicos.

Por meio do Pregão ao Vivo é possível participar, através de um fórum, da reunião matinal e acompanhar as oportunidades de operações identificadas pela área de análise da corretora, nos diferentes mercados (ações, futuros, opções) e com diferentes objetivos (day trade ou posição em carteira).

Carteiras recomendadas

As carteiras recomendadas XP são uma alternativa para clientes com perfil mais conservador que buscam fazer posições em ações de empresas com bons fundamentos. São 3 carteiras mensais (principal, dividendos e small caps) e uma carteira semanal (top picks). Todas tem como objetivo superar o desempenho do Ibovespa no longo prazo.

« Voltar